De olho no próximo ano e nas campanhas de matrícula e rematrícula, as instituições de ensino certamente já começam a se planejar para o início desse período, traçando metas e preparando o investimento necessário para as estratégias de retenção e também captação de novos alunos. Não podemos deixar de lembrar também, das negociações deixadas para o final de ano. Porém, esta última, está longe de ser o ideal. O acúmulo de dívidas deixadas para negociação no final de período letivo é um forte indicativo de que sua instituição de ensino não tem dado a devida atenção para o combate a inadimplência, e não tem tomado as medidas mais assertivas para controla-la.
Se ao longo de todo o período letivo não foi fomentado a adimplência, o posicionamento da instituição foi reativo e não buscaram alternativa para controlar esse índice, provavelmente a instituição de ensino chega à essa época com um sinal de alerta. Nesse momento, o aluno ou o responsável financeiro se encontra numa posição de vantagem, uma vez que a escola ou a faculdade já prestou o serviço e agora, pode se sentir pressionado a abrir mão de juros e multas para não ter esse aluno evadido da instituição.
A inadimplência educacional é um desafio contínuo na vida do gestor educacional, e frequentemente pode parecer não haver uma solução clara. Mas para te ajudar a fazer diferente no ano que está chegando, aqui vão algumas dicas para você, gestor educacional pode incluir em seu planejamento para sua instituição de ensino, e ter um ano completamente diferente no que se refere ao controle da inadimplência educacional.
De início, algumas ações para implementar de maneira geral:
1. Ter uma estratégia clara para fomentar a adimplência durante o período em curso.
2. Rever o contrato educacional em relação as tratativas da inadimplência, preferencialmente com a orientação de um especialista em Direito Educacional
3. Estabelecer regras claras e definidas no processo de cobrança e cumpri-las rigorosamente, sem exceções. (As exceções são as maiores destruidoras dos bons hábitos e estimulam a repetição do comportamento do inadimplente)
4. Utilizar ferramentas adequadas de cobrança e contar com uma equipe qualificada. (Avaliar o custo do investimento em relação aos benefícios)
5. Buscar parceiros especializados em fomentar a adimplência e promover a reeducação financeira do inadimplente para avaliar as melhores estratégias e opções que se adequem as características de sua instituição.
Agora, é necessário que haja entendimentos e ações distintas para dois tipos de situações diferentes: antes, e depois do vencimento. É crucial que seja feito um trabalho com empenho para o fomento da adimplência e o recebimento dos pagamentos antes do vencimento, com estratégias assertivas e um processo muito bem definido com regras claras e transparentes para que tudo ocorra bem. No entanto, caso não surta o efeito desejado, é preciso saber que ações tomar e agir rápido para receber esses pagamentos em atraso o mais rápido possível.
Antes do vencimento, se empenhe ao máximo para receber os pagamentos:
1. Implementando ações preventivas antes dos vencimentos, com avisos por SMS, e-mail, WhatsApp e aplicativos da própria instituição de ensino.
2. Crie campanhas de incentivo à pontualidade como por exemplo, “sorteios de mensalidade premiada” para os alunos adimplentes.
Com ações preventivas simples e fáceis de serem aplicadas como estas, sua instituição de ensino passa a adotar um posicionamento proativo e concentra um esforço maior no fomento à adimplência.
Se após o vencimento a mensalidade não for paga, é o momento de mudar o comportamento e iniciar um processo de cobrança que seja efetivo e eficaz:
1. Cobrar a partir do primeiro dia de atraso.
2. Aplicar réguas de cobrança com base em uma segmentação de inadimplentes.
3. Não manter descontos e não “abrir mão” dos juros e multas.
4. Negativar todos os débitos a partir de 90 dias de vencimento
5. Deixar que as negociações sejam realizadas pela equipe especializada sem interferências da direção.
6. Criar indicadores de acompanhamento e incluir no planejamento estratégico
À medida que nos aproximamos do próximo ano letivo, é crucial que as instituições de ensino estejam atentas não apenas às campanhas de matrícula e rematrícula, mas também às estratégias robustas de retenção e captação de novos alunos. O enfrentamento da inadimplência, muitas vezes negligenciado, deve ser uma prioridade desde o início do período letivo. O final do ano não deve ser marcado apenas por negociações acumuladas, mas sim por ações proativas ao longo do ano para evitar esse cenário.
Para um 2024 diferente no controle da inadimplência, é necessário um compromisso desde o início do ano letivo. Com a implementação dessas estratégias, sua instituição de ensino estará mais bem preparada para transformar desafios em oportunidades, promovendo uma gestão financeira mais eficiente e garantindo um ambiente educacional sólido e estável.