Não tão popular quanto seu antônimo, o termo adimplência acaba ficando de lado
quando o assunto é cobrança. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de
Bens, Serviços e Turismo (CNC), 28,7% das famílias brasileiras estão
inadimplentes, e 77,4% estão endividadas.
Portanto, com essa cultura de endividamento enraizada nas famílias brasileiras,
empresas B2C devem focar em estratégias a fim de aumentar a adimplência sem
perder o cliente, como é o caso de instituições educacionais.
No meio acadêmico quando um aluno está inadimplente ou com dificuldades para
cumprir com o pagamento, a primeira opção, geralmente, é desistir ou migrar para
outra unidade mais acessível, deixando de priorizar a qualidade do ensino.
Para evitar a evasão ou a falta de pagamento, a instituição deve estabelecer uma
análise profunda de todos os seus clientes, entender quais são as principais causas
da inadimplência, para só então traçar ações personalizadas a fim de aumentar a
adimplência.
Neste artigo deixaremos algumas estratégias que você pode implantar em sua
instituição como forma de fomentar o aumento de pagamentos.
1. Invista em diferentes formas de comunicação
Cada pessoa utiliza um determinado meio de comunicação como lembrete,
portanto, para fazer a cobrança da mensalidade você pode encaminhar e-mails,
SMS, avisos no portal do aluno, panfletos e cartazes distribuídos pela instituição.
Toda forma é bem-vinda e contribuirá para que o aluno não esqueça de pagar.
2. Boletos bancários
O pagamento via boleto bancário é comum e popular entre os brasileiros. É algo
intrínseco em nossa cultura, nos esforçamos para pagar todos os boletos em nosso
nome, com o objetivo de cumprir com as obrigações do mês. Além de ser uma
opção simples de acessar e pagar, já que você pode fazer o pagamento pelo
aplicativo do banco, sem precisar se deslocar e perder tempo em fila.
3. Descontos e benefícios para quem está em dia
Valorizar os adimplentes é uma excelente estratégia de atrair mais pessoas para o
pagamento em dia. Ofereça descontos na mensalidade ou algum benefício para
quem tem todos os pagamentos certos. Faça com que as pessoas desejem estar
com os boletos pagos para garantir as oportunidades que só os adimplentes
possuem.
4. Renegocie dívidas
Muitos clientes querem sair das dívidas, mas para isso precisam que a instituição
seja compreensiva e queira renegociar os pagamentos em atraso e juros. Criar
opções financeiras que contribuam com esses alunos evitará que os mesmos
evadam da instituição. Incentivando mais e mais alunos a fazer o mesmo, e
encontrem na renegociação uma opção melhor do que desistir dos estudos.
5. Terceirize o serviço de cobrança
Pode parecer algo simples cobrar um devedor, mas quando não é feito com cuidado
e responsabilidade as taxas de inadimplência começam a subir. Uma empresa de
cobrança possui toda a automatização e estratégia necessária para evitar que esses
números afetem grandemente a instituição, fazendo com que a mesma tenha que
diminuir a qualidade oferecida, ou até mesmo fechar por falta de pagamentos.
Portanto, não espere a inadimplência virar um problema incontrolável para contratar
os serviços de quem é especialista no assunto, invista em sua instituição e fomente
a adimplência.