O número de Brasileiros inadimplentes bate recorde novamente. Segundo dados do Serasa, o País registrou 67,6 milhões de inadimplentes em julho, maior cifra desde o início do levantamento em 2016. Economistas apontam que os recordes consecutivos da inadimplência refletem a alta da taxa básica de juros e a inflação elevada, que impactam a realidade financeira dos Brasileiros.
Alguns segmentos são os vilões desse recorde, como bancos e cartões de crédito, responsáveis por 28,6%. Em seguida estão as contas básicas (água, luz, gás), impactando negativamente o bolso dos consumidores por todo o País e, assim, deixando a população endividada e tendo que muitas vezes escolher quais contas deixar em dia.
O estado de São Paulo lidera o número de inadimplentes, com 16.016.549. Em contrapartida, Roraima foi o estado com menor número de negativados, 214.162. O levantamento ainda estima que a população adulta entre 26 e 40 anos é a maior parte dos negativados.
Esse cenário traz um impacto muito negativo para as instituições de ensino, aumentando as taxas do descumprimento financeiro, deixando escolas e faculdades sem fôlego para sustentar tamanha inadimplência. Este é um problema muito grave que pode levar até a falência de uma instituição, visto que a principal receita das instituições são as mensalidades dos alunos.
Abaixo listamos alguns pontos negativos perante este cenário:
Comprometimento da gestão financeira;
Redução na qualidade do ensino;
Prejuízo para o planejamento escolar;
Dificuldade em manter um relacionamento saudável entre família e instituição;
Redução de profissionais capacitados para lecionar.
Estudos comprovam que a atuação especializada de empresas terceirizadas em cobrança educacional podem gerar soluções para minimizar os desafios enfrentados pelas equipes internas, muitas vezes com resultados insuficientes, e automaticamente maximizar resultados positivos e absolutamente necessários para a manutenção da saúde financeira da instituição de ensino.
Mentoria na gestão da inadimplência é um trabalho que deve ser feito através de estudo, know-how, ferramentas, tecnologia e muita empatia.